Lista de Perguntas Frequentes

Paga-se para estudar na Escola Europeia de Ensino Profissional?


Estudar na Escola Europeia de Ensino Profissional não tem qualquer custos. Os alunos não têm de pagar qualquer emolumento ou propina.

Os valores despendidos no transporte e alimentação serão remunerados na forma de subsídio consoante o valores da legislação em vigor. Para além destes subsídios os estudantes ainda têm direito a uma bolsa de estudo dependendo do escalão atribuído.

Qual a indumentária ideal numa escola e empresa?


A Escola Europeia de Ensino Profissional, considera fundamental criar nos jovens hábitos de bom comportamento social, no seu vestir, no seu aspeto físico, nos seus modos, nas suas relações dentro e forma da escola, no seu vocabulários, etc., sendo estes fatores imprescindíveis hoje em dia na vida social e laboral.

Desta forma a aparência e idumentária devem considerar os valores de respeito da sociedade e permitir que os jovens tenham acesso a todas as oportunidades de sucesso profissional e pessoal.

Qual é a duração dos Cursos Profissionais?


Os cursos profissionais têm a duração de 3 anos letivos. Conferem diploma de nível secundário equivalente ao 12º ano de escolaridade e uma qualificação profissional de nível IV. O número de horas pode variar consoante o tipo de curso profissional

Quando concluir o Curso Profissional o que posso fazer?


Quando terminar o curso profissional o aluno pode escolher vários situações:

- Entrar para o Mercado de Trabalho;

- Ingressar num curso Técnico Superior Profissional (TeSP);

- Ingressar num curso de Especialização Técnológica (CET);

- Concorrer e ingressar no Ensino Superior;

- Efetuar certificações e formações complementares;

Um aluno que não tenha realizado exames nacionais de 9º ano pode matricular-se no 10º ano de um Curso Profissional?


Sim, pode. Os Cursos Profissionais destinam-se a jovens com o 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente, mesmo não tendo realizado os exames nacionais do 9.º ano.

Que certificação têm os Cursos Profissionais?


A conclusão de um curso profissional confere um diploma de ensino secundário equivalente ao 12º ano de escolariadade e um certificado de qualificação profissional de nível IV. O diploma de ensino secundário e o certificado de qualificação profissional de nível IV permitem aos alunos o ingresso nos cursos de Especialização Tecnologica CET ou nos cursos Superiores Profissionais (TESP), com certificação nível V. Outra possíbilidade é o acesso ao ensino superior.

Outra possíbilidade é o acesso ao ensino superior.

Os cursos têm formação em contexto de trabalho (FCT)?


Os cursos têm FCT (Formação em Contexto de Trabalho) com uma duração total de 600h, distribuídas pelos três anos dos cursos. A Escola Europeia de Ensino Profissional tem protocolos com enumeras empresas nacionais e internacionais nas várias áreas de intervenção dos cursos profissionais.